segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
MICAFF - ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTERIO BOM RETIRO - ITAIM PAULISTA
O LUGAR DA MULHER NA IGREJA
4 04UTC JANEIRO 04UTC 2011 POR SIDNEI MARTINS DEIXE UM COMENTÁRIO (EDITAR)
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E ainda: se a pastora é casada e o marido não é pastor, quem é o líder espiritual dessa casa?
O tema traz consigo uma problemática antiga, que parece estar ainda bem longe de uma palavra final que ponha fim à polêmica. É inegável a diferença entre homem e mulher nas Escrituras, que revelam o Criador os fazendo macho e fêmea, com características próprias e funções distintas, a fim de se completarem mutuamente. Essa diferença, porém, deve ser considerada do ponto de vista funcional e não essencial. A posição existencial de ambos é a mesma: imagem e semelhança de Deus, mas as funções são diferentes como transparece em todo o contexto das Sagradas Letras.
Vemos que o homem recebeu de Deus a incumbência de ser o cabeça (I Coríntios 11:3), com a responsabilidade, dentre outras coisas, de ser o responsável por trabalhar para prover a família (Gênesis 2:15), de ser o líder espiritual da casa (Gênesis 2:16, 17) e de ser o protetor da família, assumindo a responsabilidade de fazer as coisas mais difíceis (Efésios 5:25-27; I Pedro 3:7). A mulher, por sua vez, recebeu do Criador o papel de auxiliadora idônea, ou seja “aquela que olha nos olhos”, que está lado a lado com o homem para cumprirem juntos a missão dada pelo Criador (Gênesis 2:18), a missão de mãe (I Timóteo 2:15) e de ser responsável por construir uma família vencedora (Provérbios 14:1; 31:10, 11, 23).
Na contramão do que diz as Escrituras, está a lei dos homens. No Brasil, por exemplo, a Constituição de 1988 estabeleceu que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações (Art. 5º., I), seguindo na mesma esteira o Novo Código Civil, que aboliu o pátrio poder e tornou a família brasileira a única instituição acéfala na sociedade, fato que tem sido duramente criticada pelos principais juristas. Hoje, se marido e mulher não concordarem sobre qualquer coisa dentro da sociedade conjugal, quem dá a última palavra é o Juiz, o que é um completo absurdo (Art. 1631 e parágrafo único). Diante desta dicotomia, inevitavelmente a questão terá que ser enfrentada no ambiente teológico e eclesiástico, exigindo cada vez mais um posicionamento atual, coerente e firme por parte dos teólogos e das instituições.
Quanto ao lugar da mulher na Igreja, parece não haver muita polêmica sobre algumas funções eclesiásticas que podem ser desempenhadas pela mulher, como orar e profetizar (I Coríntios 11:4, 5) e ensinar outras mulheres (Tito 1:4). Entretanto, quando se fala da mulher na liderança absoluta de uma comunidade, não há consenso. Alguns defendem que a submissão da mulher ao homem foi conseqüência da queda e que em Cristo não há mais essa distinção (Gálatas 4:28), podendo sim a mulher exercer autoridade na Igreja, inclusive sobre os homens. Outros rebatem dizendo que a submissão da mulher ao homem não surgiu da queda, mas faz parte do plano original de Deus para a humanidade, já que Paulo ao ensinar sobre o assunto invocou a criação e não a queda (I Coríntios 11:7-9), prevalecendo então a limitação da mulher de exercer autoridade sobre o homem (I Timóteo 2:12).
Além da hermenêutica bíblica, que obviamente é o mais importante, outras questões precisam ser analisadas, pensando no dia-a-dia de uma mulher na liderança absoluta de uma Igreja: como uma mulher sozinha poderá visitar alguém de madrugada, em um bairro perigoso? Quem vai cuidar das ovelhas durante o período de sua gravidez e amamentação? Como ela vai encarar os desafios do ministério, que basicamente é lidar com gente, durante as alterações de humor do período pré-menstrual? E ainda: se a pastora é casada e o marido não é pastor, quem é o líder espiritual dessa casa? Se for homem, a mulher não será pastora na sua própria casa; se for a mulher, perverte-se a ordem que o Criador estabeleceu.
Assim, deixando de lado a emoção e o apelo modernista, veremos que a mulher tem um lugar importantíssimo na Igreja como qualquer cristão, podendo adorar, orar, louvar, profetizar, ensinar, evangelizar, entre outras coisas. Mas, sendo realistas, veremos que a estrutura física e emocional da mulher não foram forjadas pelo Criador para encarar a dureza de uma liderança.
O grande perigo é que as mulheres percam seu tempo exigindo certos reconhecimentos humanos, e deixem de lado as inúmeras coisas que podem e devem fazer para a glória de Deus sem polêmica alguma.
Fonte: Pastor Gerson Moura Martins
ARQUIVADA EM CASAMENTO
DEIXAR A ANSIEDADE
4 04UTC JANEIRO 04UTC 2011 POR SIDNEI MARTINS DEIXE UM COMENTÁRIO (EDITAR)
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A tarefa mais difícil dos cristãos
“Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo” (Sl 91.3-4).
Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, da provisão e da proteção de Deus, a tarefa mais difícil dos cristãos, a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras “não andeis ansiosos”.
Uma senhora idosa disse certa vez que havia sofrido muito, principalmente por causa de preocupação e medo de coisas que nunca aconteceram. Corrie ten Boom disse sobre este assunto:
Eu creio que, quando nos preocupamos, praticamente nos comportamos como ateus. Ou cremos em Cristo, ou não cremos. Ele disse: “Eu venci o mundo”. Ele venceu? Ou Ele apenas nos prega uma peça de mau gosto?
Muitas vezes procedemos como pessoas que usam o elevador, mas não colocam a pesada mala no chão, preferindo segurar todo o peso. Na verdade somos crentes, mas simplesmente não nos aventuramos a entregar a nossa carga de preocupações Àquele que quer se preocupar conosco, que cuida de nós e nos conclama na Bíblia:
Não se preocupem!
Na prática, como demonstramos que “não nos preocupamos com nada”? Filipenses 4.6-7 nos diz:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
“Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas” (Fp 4.6, A Bíblia Viva).
A exortação de Deus “Não andeis ansiosos” não é um conselho amoroso, um desejo ou um pedido, mas uma ordem! Nela somos chamados a assumir a tarefa mais pesada dos cristãos.
De fato existem muitas coisas que podem nos preocupar. Problemas familiares: o que será dos nossos filhos? o que acontecerá se eu perder o emprego – o dinheiro ainda será suficiente para todos? Nos negócios: no último ano as coisas correram bem. Mas neste novo ano, será que venceremos todos os obstáculos? Outras preocupações: medo de câncer, medo de infarto, de qualquer outra doença ou de um acidente. Medo de alimentos que prejudicam a saúde, da morte repentina, da guerra, da inflação… Talvez sobre a prancheta com a lista das preocupações até existam coisas das quais poderíamos dizer: “Nesse caso, tenho razão em me preocupar”. Todavia, simplesmente devemos concordar que esse procedimento é totalmente contrário à ordem de Deus: “Não andeis ansiosos de cousa alguma”.
Racionalmente nos preocupamos de fato, mas o cuidado de Deus está acima do nosso entendimento. Por isso também está escrito a esse respeito: “Não andeis ansiosos… E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7). A paz que Deus dá excede e vence qualquer dúvida da nossa mente e supera todas as ansiedades, pois está enraizada na pura confiança em Deus. Em todas as lutas da vida, quando Ele enche nosso coração com paz celestial, guarda-nos na comunhão com Cristo Jesus.
Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor
Por que a Bíblia insiste tanto em, como cristãos renascidos, não nos preocuparmos? “Não andeis ansiosos… Porque nisso resplandece a grandeza de Deus que excede a tudo. O Eterno, o Guardador da nossa vida, é tão poderoso e tão preocupado conosco que realmente não precisamos estar ansiosos por nada. É uma honra para Ele assumir todas as nossas preocupações. Por isso Pedro diz: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7). Certamente, uma coisa não funciona sem a outra. Somente quando lançamos todas as nossas ansiedades sobre o Eterno, Ele também cuida de nós. Mas se arrastamos as nossas ansiedades junto conosco, então nós mesmos criamos muita aflição, muito sofrimento e muita inquietação. Além disso, toda preocupação não adianta nada, pois o próprio Senhor Jesus diz: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida… vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” (Mt 6.27 e 32b). Quem assim mesmo tenta resolver sozinho seus próprios problemas mostra que não reconhece a grandeza de Deus, ou seja, torna o Senhor pequeno e rouba-Lhe a Sua honra!
A seguir quero fazer algumas perguntas que podem ser úteis para você:
Você crê que o Senhor Jesus ouve as orações?
Você crê que Deus cuida de nós?
Você crê que Deus zela pelos nossos interesses?
Você crê que Deus consegue resolver mesmo as nossas maiores dificuldades?
Você crê que nada em nossa vida passa despercebido para o Senhor Jesus?
Você crê que Deus é Todo-Poderoso?
Você crê que Deus nos dirige e faz com que tudo contribua para o nosso bem?
Se você pode responder a todas estas perguntas afirmativamente – então, por que ainda se preocupa?
Racional e teoricamente sabemos tudo muito bem; sabemos de cor promessas como, por exemplo, o Salmo 23; somos instruídos e crescemos no discipulado cristão; podemos testemunhar de experiências que fizemos com o Senhor – mas, mesmo assim, ainda não aprendemos a entregar as nossas preocupações totalmente ao Senhor. Quando surgem novos problemas, voltamos a nos preocupar e ficamos ansiosos, exatamente como fez Israel no deserto. Assim vemos que a ordem “não andeis ansiosos” é de fato uma das tarefas mais difíceis do verdadeiro cristão.
Bill Bright disse certa vez em relação a 1 Pedro 5.7:
Reconheci que, em minha vida, ou sou eu que carrego os fardos ou é o Senhor Jesus. Não podemos carregá-los juntos, e eu decidi lançá-los sobre Ele.
Não se preocupar, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados de nós instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam em nossas vidas. Os problemas nem sempre são solucionados imediatamente, mas somos libertos da pressão deles. Então podemos experimentar o que diz o Salmo 68.19b: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação”. A Bíblia Viva diz: “Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação.”
Quão grande é o Senhor? A Bíblia está cheia de exemplos da providência de Deus para com o Seu povo e para com os Seus filhos:
Israel esteve por 40 anos no deserto. Nunca faltou pão e água aos israelitas, e suas sandálias não se gastaram nos seus pés (Dt 29.5). Quando Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, ainda tinham nos pés as mesmas sandálias que usavam quando saíram do Egito!
Nenhum pardal cairá no chão sem o consentimento do Pai. Alguém disse: “Deus participa do funeral de cada pardal”. Quanto mais preciosos somos nós do que um pardal (Lc 12.6 e Mt 10.29)?!
Ele veste os lírios no campo com glória e esplendor maiores que a glória de Salomão (Mt 6.28-30). Ele que se preocupa com cada
boi, quanto maior cuidado tem de nós (1 Co 9.9-10)!
Jesus Cristo, o Bom Pastor, toma sobre Seus ombros cada ovelha perdida que encontra (Lc 15.3-7) como o sumo sacerdote trazia sobre seus ombros e sobre seu peito os nomes das doze tribos de Israel (Êx 28.6-29). E Jesus é o grande Sumo Sacerdote.
Nossos nomes estão gravados nas Suas mãos. Na cruz Ele nos sustenta plenamente (Is 49.16).
Ele conta os cabelos da nossa cabeça, e nossas lágrimas são recolhidas por Deus e inscritas no Seu livro (Mt 10.30 e Sl 56.9). Qual pai ou mãe já fez isso, alguma vez, com seus filhos?
Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54.17); nós somos como a menina do Seu olho (Zc 2.8).
Não submergiremos nos rios e não queimaremos no fogo (Is 43.2).
Em toda a nossa angústia Ele é angustiado (Is 63.9).
Aquele que nos guarda não dormita nem dorme (Sl 121.3-4).
Ele nos compreende mesmo sem palavras, disse o rei Davi (Sl 139.2).
Ele é tão grande que entregou Sua vida por nós (Jo 10.11), e não cuidaria de nós todos os dias?
Ele nos carregará até que tenhamos cabelos brancos e cuida de nós “desde o princípio até ao fim do ano” (Is 46.4 e Dt 11.12).
E em Hebreus 13.5 lemos: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.
Por que não devemos nos preocupar
1. Porque as preocupações são desnecessárias
Não estamos expostos ao destino cruel, nem entregues ao acaso. Pelo contrário, está escrito que Ele – por amor do Seu nome – nos guia pelas veredas da justiça (Sl 23.3).
Quando Rute procurou ansiosamente um campo de cereal maduro para poder sobreviver com sua sogra, está escrito: “Por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz” (Rt 2.3). Isso foi mero acaso, ou foi o Senhor que a dirigiu? Quando Rute voltou para sua sogra Noemi com batante cevada e lhe contou tudo, será que ela disse: “Oh, que coincidência!”? Não, ela sabia muito bem que isso fora o cuidado de Deus por elas e se regozijou, dizendo: “Bendito seja ele (Boaz) do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos” (v. 20). A graça e o fiel cuidado de Deus estavam por detrás da vida dessas duas mulheres.
2. Porque as preocupações não adiantam
De maneira nenhuma elas são capazes de solucionar algum problema. Certa vez, alguém disse: “As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente.” Com preocupações não podemos prolongar nossa vida (Mt 6.27).
3. Preocupações são nocivas
Li recentemente que as enfermidades psicossomáticas têm aumentado muito. Muitas úlceras, problemas cardíacos e outras doenças têm sua origem nas preocupações. Elas provocam tensões, mau humor e nervosismo.
4. Preocupações nos tiram a liberdade
Corrie ten Boom disse: “Provavelmente as preocupações são nossos carcereiros mais constantes.”
5. Preocupações são pecado
A Bíblia diz: “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23b). Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age, que não se importa conosco e que não se interessa por nós.
A cruz – expressão máxima da preocupação de Deus conosco
A cruz do Calvário é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, todos os pecados, todas as aflições. A cruz é a maior prova do cuidado de Deus por nós, ali temos ajuda. Justamente na cruz, o Senhor nos mostra o quanto está preocupado conosco. Está escrito em João 19.25-27: “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” Até em meio ao Seu próprio sofrimento, quando estava dependurado na cruz, cheio de dores, o Senhor se preocupou com Sua mãe e com Seu discípulo João. Que maravilhoso exemplo do amor e do cuidado de Deus!
Devemos levar todas as nossas preocupações até a cruz; nesse sentido, Paulo também nos diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6).
Assim como não devemos nos preocupar por “coisa alguma”, devemos fazer conhecidas “em tudo” as nossas petições a Deus, com ações de graça. “Em tudo” significa que não existem coisas, por mais pequeninas ou maiores que sejam, pelas quais não devêssemos orar. Não deveríamos administrar algumas coisas por nossas próprias forças, deixando outras por conta de Deus. Nosso Pai celeste tem poder para resolver todos os nossos problemas.
Devemos orar e suplicar “com ações de graça”. Devemos agradecer ao Senhor por benefícios já recebidos e agradecer no presente pela certeza dos benefícios futuros. “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito” (1 Jo 5.14-15). (Norbert Lieth – http://www.apaz.com.br)
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ILUSTRAÇÃO : A Carne de Lingua
13 13UTC DEZEMBRO 13UTC 2010 POR SIDNEI MARTINS DEIXE UM COMENTÁRIO (EDITAR)
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Uma lenda africana conta a história de um rei cuja esposa vivia triste, definhando. Um dia, ele nota que a mulher de um pobre pescador que morava próximo à corte era o próprio retrato da saúde e da felicidade. Então, ele se dirige ao pescador: – Como você consegue fazê-la tão feliz? – É fácil, responde o pescador. Dou a ela carne de língua. O rei imagina que agora tem a solução. Ele ordena que os melhores açougueiros do reino tragam língua para sua esposa, e passa a servir uma dieta reforçada. Mas suas esperanças são frustradas. Ela piora. O rei não entende, vai até o pescador e diz: – Como pode? Minha mulher não melhora com a tal carne de língua!. O pescador é explica: – Todos os dias, quando chego em casa, ela se senta comigo, me conta histórias, ouve as que tenho para contar, canta, me faz rir, me enche de vida. Essa é a carne de língua, alguém que converse com ela e dedique a atenção à ela. Sem atenção, não há gentileza, nem calor humano, nem proximidade, nem relacionamento.
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REFLEXÃO : Suas palavras estão ferindo suas crianças?
13 13UTC DEZEMBRO 13UTC 2010 POR SIDNEI MARTINS DEIXE UM COMENTÁRIO (EDITAR)
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Você sabe o quanto suas crianças querem seu amor e sua aprovação?
Não importa o que elas dizem ou como elas agem, as crianças desejam ouvir palavras amáveis de seus pais.
É claro que precisamos ser firmes com nossas crianças às vezes, mas nunca precisamos ser ásperos.
Palavras ásperas machucam o coração de uma criança – e eventualmente quebram-no.
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