Homem que pede desculpas faz bem à mulher
A ciência comprova – pedir desculpas pode ser difícil para os homens, mas se desculpar com sua mulher pode deixá-la mais saudável. As moças que ficam sem o pedido de desculpa sofrem de pressão cardíaca mais alta, o que pode aumentar o risco de um infarto ou de um ataque cardíaco. Aquelas que recebem os pedidos de desculpa se acalmam mais rapidamente e sua pressão sanguínea também volta ao normal mais rápido. A situação dos homens é mais intrigante. Estranhamente, a pressão sanguínea deles fica mais alta após eles receberem o pedido de desculpas.
Para chegar a essas conclusões, cientistas da Universidade de Massachusetts mediram a pressão sanguínea de 29 homens e 59 mulheres. Os dois grupos deveriam fazer um teste de matemática em cinco minutos – eles foram interrompidos três vezes durante os testes e depois levaram uma bronca para que se apressassem.
No fim do teste, um cientista dizia para eles que “obviamente, eles não eram bons o bastante”. Dois minutos depois, ele pediu desculpas para metade das mulheres e metade dos homens. As mulheres que receberam o pedido se acalmaram mais rápido, enquanto os homens ficaram mais agitados.
(Hypescience)
EPIDEMIA DE DIVÓRCIOS
Por: Pr. Gilson Bifano
Uma epidemia se abateu sobre o Brasil nos últimos 23 anos. É a epidemia de divórcio.
A taxa de divórcios no Brasil subiu 200% entre 1984 e 2007, segundo dados da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2007″, divulgada, no dia 4 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE). No período, o índice passou de 0,46 divórcio para cada grupo de mil habitantes para 1,49 divórcio por mil habitantes. Isso significa que para cada quatro casamentos acontece um divórcio.
Estamos em plena epidemia de divórcio e não nos damos conta dos prejuízos para a família e para a sociedade de um modo geral.
Estudos mostram que o divórcio traz impactos negativos sobre as pessoas diretamente envolvidas.
Crianças de 5 a 8 anos geralmente demonstram uma tristeza pelo divórcio dos pais e freqüentemente experimentam um declínio do rendimento escolar, só para citar um prejuízo.
Adolescentes que vivenciem o divórcio dos pais são mais propensos a depressão, raiva intensa ou com comportamentos rebeldes e desorganizados.
O divórcio, já que a natureza, para muitos, é mais importante que a família, também causa prejuízo ao meio ambiente. Com o aumento de separações aumenta também no número de residências, o que, por sua vez, leva a uma ocupação maior do espaço e também a um consumo maior de energia e de água.
Não existe, o que chamam de “ bom divórcio”. Divórcio é sempre prejudicial para as pessoas, famílias e sociedade.
A igreja, como mordoma das coisas criadas por Deus, não pode se omitir frente a epidemia de divórcio.
Que atitudes, então, a igreja deve adotar?
Primeiro, deixar claro que o divórcio contraria o plano de Deus para a família. Se cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, autoridade máxima sobre nossa vida, temos que pregar sobre a indissolubilidade do casamento. Precisamos, como igreja, impregnar os crentes com princípios bíblicos.
Segundo, preparar as pessoas, que ainda não se casaram, para uma vida conjugal feliz, sem pensarem na possibilidade de divórcio. Muitos jovens crentes já estão se casando com a idéia de divórcio, quando o primeiro conflito surgir. Precisamos trabalhar mais com jovens preparando-os para o casamento. Isso sem mencionar um trabalho sério com noivos.
Terceiro, precisamos ajudar os casais nos seus conflitos, especialmente nas áreas financeira, relacionamento com a família de origem e sexualidade. Essas três áreas do casamento são mais sensíveis a problemas de relacionamento. Como igreja, precisamos capacitar os casais resolverem os conflitos que cotidianamente aparecem na relação conjugal.
Quarto, precisamos estar mais atentos ao aconselhamento preventivo. Se sabemos que o nascimento do primeiro filho causa um impacto na relação do casal, devemos nos antecipar na ajuda dos pais de primeira viagem. Muitos divórcios acontecem após o nascimento do primeiro filho.
Quinto, a igreja precisa trabalhar mais a idéia da prática da mentoria e do discipulado conjugal.
Sexto, os advogados crentes, como membros do corpo de Cristo, devem exercer um papel mais cristão no exercício da profissão.
Sétimo, a igreja deve se cercar e apoiar-se em profissionais da psicologia que realmente crêem que um casamento à beira do divórcio, pode ser recuperado. Aconselhamento e terapia de casal são ações distintas.
Muitas outras ações poderiam ser lembradas, mas se começarmos com as alistadas acima já estaremos cooperando com Deus na estabilidade e no fortalecimento da família.
A Internet e os filhos
Juliana Miguel
Como preservar os filhos dos perigos virtuais sem proibi-los de usufruir de seus benefícios. Informações do mundo todo, em tempo real e 24h por dia. Essa é a principal função da internet. Mas apesar de a web oferecer uma gama de benefícios como rápido acesso a informações e pesquisas, nesse ambiente nem sempre a quantidade de informações está relacionada à sua qualidade. Orkut, blogs e MSN são apenas alguns dos múltiplos serviços oferecidos na rede que provocam muita euforia entre adolescentes e crianças e grande preocupação nos pais. Uma pesquisa do Conselho Nacional de Consumo do Reino Unido, realizada com crianças entre nove e treze anos, mostrou que os computadores tiram o tempo em família desses pré-adolescentes e que, devido a isso, eles são mais submetidos a anúncios e ao materialismo.
Uma outra pesquisa realizada no Brasil aponta que só no início deste ano, o país atingiu um número de 32,9 milhões de pessoas na faixa de 16 anos ou mais que têm acesso à internet. O principal motivo de preocupação para os pais é que, hoje, o uso da internet não é passível de controle. E se já é difícil impor limites dentro de casa, a situação torna-se cada vez pior quando sai dos lares e escolas e toma conta de outros ambientes, como por exemplo, cibercafés e lan houses. Esses espaços estão invadindo as cidades e conquistando a atenção dos adolescentes e crianças, que somam o maior número de freqüentadores assíduos desses locais.
Mas, apesar de o quadro ser preocupante, é preciso lembrar que os avanços tecnológicos só tendem a aumentar e os mais jovens serão os principais atores dessa realidade. O fato é que existe uma avalanche de informações na rede e que muitas delas não valem nada, mas por outro lado encontramos as que são realmente úteis. É aí que entra a necessidade de seleção do conteúdo, uma atividade difícil de ser feita pelas crianças e adolescentes, uma vez que são tomados pela euforia de compartilhar informações com outras pessoas que possuem interesses e idéias comuns às suas. Mas se o ambiente da rede é imprevisível, como saber que amigos e influências estão presentes na vida dos filhos?
Segundo a analista de sistemas Nice Figueiredo, a melhor maneira de controlar essa questão é dedicar uma atenção especial aos filhos, o que implica em compartilhar com eles esses amigos virtuais, acompanhar o seu comportamento no dia-a-dia familiar e dar liberdade com confiança, porém sem esquecer que os filhos devem respeito aos pais. Nice conhece bem essa realidade. Ela tem dois filhos, o Vinícius, de 20 anos, e o Bruno, de 22, ambos antenados com a web. A analista afirma que mesmo mantendo todas as suas atividades, ela sempre procurou estar ligada no que os seus filhos estavam fazendo. Existem estratégias que os pais precisam criar para afastar as crianças daquilo que não é bom. “Criar sua própria sala de bate-papo em casa, se importar com o que eles fazem quando estão sozinhos. Isso faz com que eles se sintam responsáveis pelos seus atos”, garante.
No livro de Provérbios 22.6, a Bíblia ensina: “Educa a criança no caminho em que se deve andar e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Muitas vezes, as estratégias e tentativas parecem ser frustradas quando se trata da educação de crianças e adolescentes, mas a Palavra de Deus ensina que a criança deve ser educada para obedecer aos pais. O que acontece atualmente é que com o excesso de atividades e a enxurrada de avanços tecnológicos, muitos pais deixam de repreender os filhos, colocando-os à mercê das informações da mídia, que hoje já é conhecida e utilizada por muitos como uma ‘babá eletrônica’. A publicitária Ingrid Leão conta que, por várias vezes, já foi confrontada pelos filhos João Pedro (16) e Camila (12) sobre assuntos polêmicos que circulam na rede. Para a publicitária, a melhor opção é ter uma conversa franca com os filhos e ensiná-los a respeitar o que a Bíblia diz sobre determinados assuntos.
“Meus filhos sempre tiveram liberdade para assistir a programas de TV, navegar na Internet e conhecer as coisas que as pessoas julgam erradas. Quando o João Pedro teve interesse em saber mais sobre drogas, não me fiz de rogada. Falei sobre o assunto, mostrando que no Brasil é considerado ilegal e que não é bom para a saúde. Quando a Camila quis saber sobre sexo, sentei com ela e expliquei tudo o que achava que sua cabecinha podia absorver. Meus pais me deram uma excelente educação e eu nunca fiz nada escondido, pois o diálogo era constante dentro de nossa casa. Nasci num lar evangélico e nunca me afastei de Jesus para experimentar ‘o mundo’ porque dentro da minha casa recebi todo o aparato necessário para perceber que Jesus é maravilhoso e que as coisas que o mundo oferece são ilusões. Por essa razão, procuro mostrar aos meus filhos aquilo que diz o apóstolo Paulo no livro de 1 Coríntios 10.31: ‘Quer comamos, quer bebamos, façamos tudo para glória de Deus’. É assim que devemos educá-los e ensiná-los. Que nascemos e vivemos para o louvor desse Deus maravilhoso”.
Quando a criança passa a entender o que deve ou não fazer, ela, conseqüentemente, irá selecionar quais sites, portais, salas e chats irá freqüentar. Além desse trabalho de conscientização, também é papel dos pais selecionar que tipo de ambientes o filho deve estar e impor os limites necessários. Nice Figueiredo conta que embora dê liberdade aos seus filhos, como mãe ela precisa estar ciente de tudo o que eles fazem. “Os pais precisam manter o controle; quem dita as regras somos nós e não os filhos e, sem essa de que com isso vamos tirar a liberdade e tudo o mais. Tem de haver regras e, se elas são quebradas, há sempre o velho e útil castigo”.
As regras valem também para serem aplicadas em relação ao tempo gasto no computador. Tudo em excesso é prejudicial, até mesmo informações e entretenimento. Pesquisas mostram que muitas crianças preferem navegar na internet, ocupando a mente com vídeos e games eletrônicos, do que desfrutar do tempo com os pais. O estudo feito pelo Conselho de Consumo do Reino Unido apontou que as crianças que se tornaram materialistas por conta da grande quantidade de tempo gasto na web eram mais prováveis que outras a discutir com sua família, não ligar para a opinião de seus parentes e sofrer de baixa auto-estima.
A psicopedagoga Marlene Souto afirma que teve muitas dificuldades para controlar o tempo gasto pela sua filha na web. “Desde bem pequena a Nathália aprendeu a mexer no computador. Quando entrou na adolescência, ela varava as noites na frente do micro. Não satisfeita, passou a freqüentar lan houses. Percebi que se tratava de uma fase e que ela ia porque as amiguinhas estavam todas lá. Mas, como sei que filho pede limites desde pequeno, procurei contornar a situação mostrando os prós e os contras. Hoje, consigo administrar bem essa questão e ela já não fica tanto tempo navegando na internet”.
Mantendo o controle
As táticas de mercado e campanhas publicitárias estão investindo, cada vez mais e com toda força, em mentes frescas e abertas como as dos jovens. Diante disso, os pais precisam desenvolver um trabalho intenso e eficiente para que seus filhos não se contaminem com a avalanche de informações desnecessárias que recebem. Embora a aplicação de regras e a constante supervisão sejam fatores eficazes no controle do acesso dos filhos a determinados assuntos, existem também estratégias práticas para a obtenção de resultados.
Especialistas da área de informática afirmam que, hoje, já existem vários métodos técnicos que os pais podem utilizar para manter os filhos longe daquilo que é inútil. Serviços de bloqueios de portais e filtros de determinadas informações já podem ser encontrados em alguns sites que se dedicam especificamente à criação de softwares pessoais, que podem controlar o acesso daqueles que tentam burlar as regras. Quando se trata da educação dos filhos, até mesmo as medidas enérgicas são eficazes para a obtenção de resultados. No livro de 1 João 5.19 está escrito: “…O mundo jaz no maligno” e, por isso, a busca dos pais pela orientação de Deus deve ser constante para que seus filhos se mantenham longe das investidas do mal.
Cedido por :http://www.elnet.com.br.
COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA CRISTÃ
PARA ENTENDERMOS MELHOR O QUE É COMUNICAÇÃO PRECISAMOS INICIAR PELA DEFINIÇÃO DO TERMO. COMUNICAÇÃO É PROCESSO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE INFORMAÇÕES, MENSAGENS, SINAIS OU CÓDIGOS, DE UM ORGANISMO PARA OUTRO, MEDIANTE PALAVRAS, GESTOS OU OUTROS SÍMBOLOS, PARA QUE HAJA COMUNICAÇÃO, OS MEIOS DE TRANSMISSÃO TÊM DE SER ENTENDIDOS PARA AMBOS OS ORGANISMOS, O EMISSOR E O RECEPTOR.
A COMUNICAÇÃO, SEM DÚVIDA, É O CENTRO DE TODO RELACIONAMENTO. NUNCA É DEMAIS FRISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA
COMUNICAÇÃO. ELA É A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM
RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ENTRE ENTRE FAMÍLIA.
EXISTEM VÁRIAS DIFERENÇAS ENTRE UM CASAL FELIZ E UM INFELIZ. ESTA DIFERENÇA SE BASEIA NO FATO DE O CASAL SABER SE COMUNICAR OU NÃO.
A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ EM PROVÉRBIOS 18:21: “A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA; O QUE BEM A UTILIZA
COME DO SEU FRUTO”. VIDA OU MORTE, FELICIDADE OU INFELICIDADE. ESSAS COISAS DEPENDEM DE SUA DISPOSIÇÃO E CAPACIDADE
DE COMUNICAR-SE.
NA COMUNIÇÃO ENTRE HOMEM E MULHER EXISTEM ALGUMAS QUESTÕES QUE SÃO PECULIARES PARA UMA COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL.
A COMUNICAÇÃO, SEM DÚVIDA, É O CENTRO DE TODO RELACIONAMENTO. NUNCA É DEMAIS FRISAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA
COMUNICAÇÃO. ELA É A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM
RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ENTRE ENTRE FAMÍLIA.
EXISTEM VÁRIAS DIFERENÇAS ENTRE UM CASAL FELIZ E UM INFELIZ. ESTA DIFERENÇA SE BASEIA NO FATO DE O CASAL SABER SE COMUNICAR OU NÃO.
A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ EM PROVÉRBIOS 18:21: “A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA; O QUE BEM A UTILIZA
COME DO SEU FRUTO”. VIDA OU MORTE, FELICIDADE OU INFELICIDADE. ESSAS COISAS DEPENDEM DE SUA DISPOSIÇÃO E CAPACIDADE
DE COMUNICAR-SE.
NA COMUNIÇÃO ENTRE HOMEM E MULHER EXISTEM ALGUMAS QUESTÕES QUE SÃO PECULIARES PARA UMA COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL.
1.POR QUE AS MULHERES FALAM TANTO?
NO CÉREBRO DA MULHER, A FALA TEM DUAS ÁREAS ESPECÍFICAS: A PRINCIPAL FICA LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO HEMISFÉRIO ESQUERDO E A OUTRA, MENOR, NO HEMISFÉRIO DIREITO. O FATO DE TEREM OS CENTROS DE FALA EM AMBOS OS LADOS DO CÉREBRO TORNA AS MULHERES BOAS DE CONVERSA. ELAS FALAM MUITO E GOSTAM. E COMO A FALA É RESTRITA A ÁREAS ESPECÍFICAS, O CÉREBRO FICA LIVRE PARA EXECUTAR OUTRAS TAREFAS, PERMITINDO QUE FAÇAM VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO.
PESQUISAS RECENTES DEMONSTRAM QUE, QUANDO A MULHER GRÁVIDA FALA, SUA VOZ RESSOA PELO CORPO E CHEGA AOS OUVIDOS DO BEBÊ EM SEU ÚTERO. ELE, ENTÃO, APRENDE A RECONHECER A VOZ DA MÃE. UM RECÉM-NASCIDO DE APENAS QUATRO DIAS JÁ É CAPAZ DE DISTINGUIR PADRÕES DE FALA DE SUA LÍNGUA NATIVA DE OUTROS DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. AOS QUATRO MESES, BEBES PERCEBEM MOVIMENTOS LABIAIS ASSOCIADOS AOS SONS DAS VOGAIS. ANTES DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO, COMEÇAM A ASSOCIAR PALAVRAS A SEUS SIGNIFICADOS. AOS 18 MESES, TÊM UM PEQUENO VOCABULÁRIO QUE, AOS DOIS ANOS, JÁ SE EXPANDIU BASTANTE, CHEGANDO, NO CASO DAS MENINAS, A DUAS MIL PALAVRAS. TANTO INTELECTUAL QUANTO FISICAMENTE, É UM RESULTADO IMPRESSIONANTE, SE COMPARADO À CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DO ADULTO.
A REGIÃO DO CÉREBRO ESPECÍFICA PARA A FALA É QUE FAZ COM QUE AS MENINAS APRENDAM OUTROS IDIOMAS COM MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE QUE OS MENINOS E EXPLICA TAMBÉM SUA SUPERIORIDADE EM GRAMÁTICA, PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA.
PESQUISA REALIZADA NO REINO UNIDO EM 1998 CONFIRMOU A PREDOMINÂNCIA FEMININA EM MATÉRIAS EM QUE É EXIGIDA SÓLIDA CAPACIDADE VERBAL. O NÚMERO DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS E ARTES CÊNICAS É DE LONGE SUPERIOR AO DE PROFESSORES.
PESQUISAS RECENTES DEMONSTRAM QUE, QUANDO A MULHER GRÁVIDA FALA, SUA VOZ RESSOA PELO CORPO E CHEGA AOS OUVIDOS DO BEBÊ EM SEU ÚTERO. ELE, ENTÃO, APRENDE A RECONHECER A VOZ DA MÃE. UM RECÉM-NASCIDO DE APENAS QUATRO DIAS JÁ É CAPAZ DE DISTINGUIR PADRÕES DE FALA DE SUA LÍNGUA NATIVA DE OUTROS DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. AOS QUATRO MESES, BEBES PERCEBEM MOVIMENTOS LABIAIS ASSOCIADOS AOS SONS DAS VOGAIS. ANTES DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO, COMEÇAM A ASSOCIAR PALAVRAS A SEUS SIGNIFICADOS. AOS 18 MESES, TÊM UM PEQUENO VOCABULÁRIO QUE, AOS DOIS ANOS, JÁ SE EXPANDIU BASTANTE, CHEGANDO, NO CASO DAS MENINAS, A DUAS MIL PALAVRAS. TANTO INTELECTUAL QUANTO FISICAMENTE, É UM RESULTADO IMPRESSIONANTE, SE COMPARADO À CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DO ADULTO.
A REGIÃO DO CÉREBRO ESPECÍFICA PARA A FALA É QUE FAZ COM QUE AS MENINAS APRENDAM OUTROS IDIOMAS COM MAIS RAPIDEZ E FACILIDADE QUE OS MENINOS E EXPLICA TAMBÉM SUA SUPERIORIDADE EM GRAMÁTICA, PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA.
PESQUISA REALIZADA NO REINO UNIDO EM 1998 CONFIRMOU A PREDOMINÂNCIA FEMININA EM MATÉRIAS EM QUE É EXIGIDA SÓLIDA CAPACIDADE VERBAL. O NÚMERO DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS E ARTES CÊNICAS É DE LONGE SUPERIOR AO DE PROFESSORES.
2.COMO OS HOMENS FALAM
QUANDO UM HOMEM FALA, USA DE MODO GERAL FRASES MAIS CURTAS E MAIS BEM ESTRUTURADAS QUE AS DA MULHER. GERALMENTE, HÁ UM INÍCIO SIMPLES, UMA IDÉIA CLARA E UMA CONCLUSÃO. É FÁCIL ENTENDER O QUE ELE QUER DIZER. SE VOCÊ MISTURAR VÁRIOS ASSUNTOS, ELE SE PERDE. É IMPORTANTE QUE A MULHER ENTENDA QUE, PARA SE FAZER ENTENDER OU CONVENCER UM HOMEM, DEVE APRESENTAR COM CLAREZA UM PENSAMENTO OU UMA IDÉIA DE CADA VEZ. PRIMEIRA REGRA PARA SE COMUNICAR COM UM HOMEM: SEJA OBJETIVA! DÊ-LHE UMA COISA DE CADA VEZ PARA PENSAR. SE VOCÊ ESTIVER APRESENTANDO UMA IDÉIA PARA UM GRUPO ONDE HAJA HOMENS E MULHERES, É MAIS SEGURO USAR UMA ESTRUTURA DE FALA MASCULINA. ASSIM, AMBOS OS SEXOS VÃO CONSEGUIR ACOMPANHAR. SE USAR O MODO DE FALAR FEMININO, QUE MUDA DE CURSO A TODO MOMENTO, OS HOMENS TERÃO DIFICULDADE EM SEGUIR O RACIOCÍNIO E LOGO PERDERÃO O INTERESSE.
3.ESTRATÉGIAS PARA FALAR COM OS HOMENS
GERALMENTE UM HOMEM SÓ INTERROMPE OUTRO QUANDO OS DOIS ESTÃO COMPETINDO OU DISCUTINDO. PARA SE COMUNICAR COM O SEXO MASCULINO, UMA ESTRATÉGIA SIMPLES É NÃO INTERROMPER. PARA A MULHER, É DIFÍCIL, JÁ QUE, EM SEU MUNDO, O FATO DE VÁRIAS PESSOAS FALAREM AO MESMO TEMPO É SINAL DE CONTATO E PARTICIPAÇÃO. ELA SENTE NECESSIDADE DE INTERVIR PARA IMPRESSIONAR E DEMONSTRAR INTERESSE. MAS ELE FICA SURDO A ESSA CONTRIBUIÇÃO, ALÉM DE NÃO GOSTAR NADA DE SER INTERROMPIDO. “PARE DE ME INTERROMPER!” – EM CADA CANTO DO MUNDO, EM TODAS AS LÍNGUAS, HÁ UM HOMEM DIZENDO ISSO PARA UMA MULHER. SEMPRE QUE O HOMEM FALA, SEU PENSAMENTO ESTÁ ORIENTADO PARA UMA SOLUÇÃO, E ELE PRECISA CHEGAR AO FIM DO PERÍODO, SENÃO A CONVERSA PARECE SEM RUMO. ELE NÃO CONSEGUE SEGUIR VÁRIOS RACIOCÍNIOS AO MESMO TEMPO E CONSIDERA QUEM FAZ ISSO MAL EDUCADO OU DISPERSIVO. ESTE É UM CONCEITO TOTALMENTE ESTRANHO PARA A MULHER, QUE USA AS CONSTANTES INTERVENÇÕES COMO UM MEIO DE ESTABELECER INTIMIDADE E DEMONSTRAR INTERESSE.
4.QUAL É SEU NÍVEL DE COMUNICAÇÃO?
HÁ PELO MENOS QUATRO NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO. TODO CASAL QUE QUER SER FELIZ NO CASAMENTO DEVE ESTAR COMPROMETI DO A APROFUNDAR SEU RELACIONAMENTO ATÉ CHEGAR AO NÍVEL
MAIS ELEVADO DA COMUNICAÇÃO. AO TOMAR CONHECIMENTO DESTES NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO, AVALIE AONDE VOCÊ ESTÁ EM SEU RELACIONAMENTO FAMILIAR.
MAIS ELEVADO DA COMUNICAÇÃO. AO TOMAR CONHECIMENTO DESTES NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO, AVALIE AONDE VOCÊ ESTÁ EM SEU RELACIONAMENTO FAMILIAR.
4.1.NÍVEL QUATRO — É UMA COMUNICAÇÃO SUPERFICIAL, DO TIPO
QUE TRAZ IMPRESSÃO DE SEGURANÇA. A PESSOA USA EXPRESSÕES
COMO “BOM DIA”, “COMO VAI VOCÊ?”, “GOSTOU DO JOGO DE
DOMINGO?”, “SERÁ QUE VAI CHOVER HOJE?”, PERMANECENDO SEGURA ATRÁS DA SUA MÁSCARA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, HÁ MUITOS
RELACIONAMENTOS FAMILIARES EM QUE OS MEMBROS ESTÃO SE COMUNICANDO APENAS NESTE NÍVEL. CERTAMENTE QUANDO DEUS
CRIOU O HOMEM E A MULHER PARA SEREM COMPANHEIROS, CONCEBEU UMA IDÉIA DE PROFUNDA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS E
NÃO DE CONVERSA SUPERFICIAL.
4.2.NÍVEL TRÊS — NESTE NÍVEL O CASAL ESTÁ SATISFEITO EM SIMPLESMENTE RELATAR FATOS SOBRE OS OUTROS; REPORTAR O QUE OUTRAS PESSOAS DISSERAM. NÃO É FEITO NENHUM COMENTÁRIO SUBSTANCIAL SOBRE OS FATOS. O INDIVÍDUO NÃO SAI DA CASCA PARA DAR-SE A CONHECER SOBRE O QUE PENSA E SENTE. A COMUNICAÇÃO É MUITO LIMITADA. NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SUCESSO EM UM CASAMENTO ONDE UM NÃO SE ABRE PARA O OUTRO.
4.3.NÍVEL DOIS — AQUI O INDIVÍDUO COMEÇA A RELATAR SUAS
IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTE É O INÍCIO DE UMA COMUNICAÇÃO
REAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A CORRER O RISCO DE EXPOR SUAS
IDÉIAS E SOLUÇÕES PRÓPRIAS. SE VOCÊ ESTÁ SE COMUNICANDO A ESTE NÍVEL, HÁ ESPERANÇA DE PODER APROFUNDAR SUA INTIMIDADE
AINDA MAIS.
4.4.NÍVEL UM — É UMA COMUNICAÇÃO TOTAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A COMPARTILHAR SEUS SENTIMENTOS, IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTA COMUNICAÇÃO ESTÁ BASEADA NA HONESTIDADE E NA
ABERTURA COMPLETA. E DIFÍCIL ATINGIR TAL NÍVEL ENTRE MARIDO E
ESPOSA PORQUE AMBOS CORREM O RISCO DE SEREM REJEITADOS OU
CRITICADOS. É AMEAÇADOR COMPARTILHAR TODO O SEU ÍNTIMO
COM A ESPOSA OU MARIDO. ENTRETANTO, SE VOCÊ QUER TER UM CASAMENTO REALIZADO, ISSO É VITAL.
5.ESCOLHA O TEMPO CERTO PARA SE COMUNICAR. O APÓSTOLO
PAULO SUGERE ESTA IDÉIA QUANDO ELE FALA: “IRAI-VOS, E NÃO PEQUEIS; NÃO SE PONHA O SOL SOBRE A VOSSA IRA” (EFÉSIOS 4:26).
CREIO QUE PAULO ESTÁ SIMPLESMENTE DIZENDO: NÃO DEIXE A
IRA SE AMONTOAR DIA APÓS DIA, SEM ACERTAR CONTAS. ELE ESTÁ
SUGERINDO QUE É POSSÍVEL DISCUTIRMOS; MAS QUE NÃO DEVEMOS
DORMIR SEM TER RESOLVIDO O NOSSO MAL ENTENDIDO OU ALGUMA
DISCÓRDIA QUE NOS DEIXE MAGOADOS.
CINCO SUGESTÕES QUE FUNCIONAM NA ESCOLHA DO TEMPO
CERTO:
5.1.RESOLVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. É MELHOR NÃO TENTAR RESOLVER PROBLEMAS OU FAZER DECISÕES DEPOIS DAS DEZ HORAS DA NOITE. A NOSSA TENDÊNCIA, QUANDO ESTAMOS FISICAMENTE CANSADOS, É REAGIR NEGATIVAMENTE A QUALQUER DISCUSSÃO. POR OUTRO LADO, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, PROCURAR ACERTAR QUALQUER DESENTENDIMENTO QUE HOUVE NAQUELE DIA.
5.2.NÃO BRIGUE OU DISCUTA EM FRENTE DOS SEUS FILHOS. SE HÁ
UMA COISA QUE CRIA INSEGURANÇA E MEDO NO CORAÇÃO DA CRIANÇA, É TER QUE OUVIR E ASSISTIR UMA BRIGA ENTRE SEUS PAIS.
5.3.NÃO BRIGUE EM PÚBLICO. DISCUSSÕES FAMILIARES DEVEM
SER RESOLVIDAS SOMENTE ENTRE A FAMÍLIA. COMO É FÁCIL MACHUCAR SEU CÔNJUGE USANDO CINISMO, INDIRETAS OU PALAVRAS ÁSPERAS. O PIOR DE TUDO É PROCEDER DESTA MANEIRA PUBLICAMENTE.
5.4.NÃO PROCURE RESOLVER PROBLEMAS OU TRATAR DE ASSUNTOS
SÉRIOS QUANDO UM DOS DOIS ESTÁ ENVOLVIDO EM ALGUMA ATIVI-
DADE. ESPOSA, POR FAVOR, NÃO PROCURE TRATAR DE ASSUNTOS DURANTE UM JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO. MARIDO, QUANDO SUA ESPOSA ESTÁ ENFRENTANDO UMA PIA CHEIA DE
LOUÇA SUJA, DEPOIS DE TER TRABALHADO O DIA INTEIRO, ESTA NÃO É
UMA BOA HORA PARA TRATAR DE ASSUNTOS COMPLICADOS OU DELICADOS.
5.5.MARQUE, COM SUA/SEU ESPOSA/MARIDO, UMA HORA ESPECÍFICA PARA CONVERSAR E SEJA FIEL ÀQUELE COMPROMISSO. SÁBIOS
SÃO OS MARIDOS E ESPOSAS QUE SABEM DISCERNIR QUAL A MELHOR
OCASIÃO E SABEM ESPERAR POR AQUELA HORA PARA CONVERSAR.
6. APLICANDO O CONCEITO DAS LINGUAGENS DO AMOR AOS FILHOS?
DR. ROSS CAMPBELL, O PSIQUIATRA QUE FALOU PELA PRIMEIRA VEZ DO “TANQUE DO AMOR” EMOCIONAL, DIZ QUE DURANTE OS MUITOS ANOS EM QUE TRATOU DE ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM COMPORTAMENTOS SEXUAIS
IRREGULARES, HAVIA ENTRE ELES ALGO CUJA CARÊNCIA AFETIVA DEVERIA TER SIDO SUPRIDA PELOS PAIS. SUA OPINIÃO ERA QUE PRATICAMENTE TODA CONDUTA SEXUAL IRREGULAR EM ADOLESCENTES TINHA SUA RAIZ EM UM “TANQUE” DO AMOR EMOCIONAL VAZIO.
OLHEMOS PARA AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, NO PROPÓSITO DE COMPREENDERMOS OS FILHOS:
6.1.PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO. NORMALMENTE OS PAIS DIZEM “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” A SEUS FILHOS QUANDO ELES AINDA SÃO PEQUENOS. MESMO ANTES QUE ENTENDAM A LINGUAGEM VERBAL, JÁ LHES DIZEM COISAS COMO: “QUE NARIZINHO LINDO! QUE OLHINHOS MAIS BRILHANTES! QUE CABELO MAIS MACIO”, ETC.
POR QUE, QUANDO OS FILHOS FICAM MAIS VELHOS, NOSSAS “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” TORNAM-SE DE CONDENAÇÃO? QUANDO UM DELES TEM SETE ANOS, ENTRAMOS EM SEU QUARTO E DIZEMO-LHE QUE GUARDE OS BRINQUEDOS NA CAIXA. DIGAMOS QUE HAJA DOZE OBJETOS PELO CHÃO. VOLTAMOS AO QUARTO EM CINCO MINUTOS E SOMENTE SETE ESTÃO NA CAIXA. O QUE ENTÃO FALAMOS A ELE?
“EU LHE DISSE PARA GUARDAR ESSES BRINQUEDOS! SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO AGORA, EU VOU…”
“VENHA CÁ… E OS SETE BRINQUEDOS QUE JÁ ESTAVAM GUARDADOS?!”
POR QUE NÃO DIZEMOS:
“MUITO BEM, JOHNNY, VOCÊ COLOCOU SETE BRINQUEDOS NA CAIXA. MUITO BEM!”
PRECISAMOS USAR AS PALAVRAS CERTAS PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO DOS FILHOS.
6.2.QUALIDADE DE TEMPO. “QUALIDADE DE TEMPO” SIGNIFICA DEDICAR AOS FILHOS ATENÇÃO TOTAL.
PARA UMA CRIANÇA PEQUENA, A FORMA DE FALAR ESSA LINGUAGEM É SENTARSE AO CHÃO COM ELA E ROLAR UMA BOLA PARA LÁ E PARA CÁ. ESTAMOS FALANDO DE BRINCAR COM CARRINHOS OU BONECAS, DE ENTRAR EM SUA CAIXA DE AREIA E AJUDÁ-LA A CONSTRUIR UM CASTELO; DEVEMOS, PORTANTO, PENETRAR EM SEU MUNDO, FAZER AS COISAS COM ELA. TALVEZ VOCÊ, COMO ADULTO, VIVA EM UM MUNDO COMPUTADORIZADO, MAS SEU FILHO ESTÁ NO MUNDO DA FANTASIA. VOCÊ PRECISA DESCER AO NÍVEL DE UMA CRIANÇA, SE QUISER CONDUZI-LA AO MUNDO ADULTO.
6.3.RECEBER PRESENTES. HÁ MUITOS PAIS E AVÓS QUE FALAM EXCESSIVAMENTE A LINGUAGEM DOS PRESENTES. DE FATO, QUANDO VISITAMOS UMA LOJA DE BRINQUEDOS CONCLUÍMOS QUE MUITOS ACHAM QUE DAR PRESENTES É A ÚNICA LINGUAGEM DO AMOR. SE ELES TÊM DINHEIRO, A TENDÊNCIA É COMPRAR BRINQUEDOS EM EXCESSO PARA OS FILHOS. HÁ ALGUNS QUE ACHAM QUE, REALMENTE, AQUELA É A MELHOR FORMA DE DEMONSTRAR-SE AMOR POR UMA CRIANÇA. ALGUNS PAIS TENTAM FAZER POR SEUS FILHOS O QUE SEUS PAIS NÃO PUDERAM REALIZAR POR ELES. COMPRAM PARA ELES COISAS QUE DESEJARAM TER QUANDO CRIANÇAS, MAS NUNCA GANHARAM. MAS, A MENOS QUE “RECEBER PRESENTES” SEJA REALMENTE A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DE SEU FILHO, OS PRESENTES TERÃO POUCO SIGNIFICADO EMOCIONAL PARA ELE. OS PAIS PODEM ATÉ TER BOAS INTENÇÕES, MAS NEM SEMPRE É ATRAVÉS DE UM PRESENTE QUE SE SUPRE A NECESSIDADE EMOCIONAL DE UM FILHO.
6.4.FORMAS DE SERVIR. QUANDO OS FILHOS SÃO PEQUENOS, OS PAIS CONTINUAMENTE UTILIZAMSE DE “FORMAS DE SERVIR” PARA SE RELACIONAR COM ELES. SE NÃO O FIZEREM, AS CRIANÇAS ÀS VEZES ADOECEM. TOMAR BANHO, SER ALIMENTADO E VESTIDO, TUDO ISSO REQUER UM BOM TEMPO DE TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DA VIDA DE UM BEBÊ. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO COZINHAR, LAVAR E PASSAR. DEPOIS CHEGA A ÉPOCA DAS LANCHEIRAS, DOS ÔNIBUS ESCOLARES E DA AJUDA NAS LIÇÕES DE CASA. TAIS COISAS NÃO SÃO MUITO VALORIZADAS POR ALGUMAS CRIANÇAS, MAS PARA OUTRAS COMUNICAM AMOR.
OBSERVE SEUS FILHOS. NOTE COMO ELES DEMONSTRAM AMOR POR OUTRAS PESSOAS. ISSO É UMA BOA DICA PARA SE DESCOBRIR A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DELES.
SE O SEU FILHO COSTUMA DEMONSTRAR APRECIAÇÃO POR PEQUENAS COISAS QUE SE FAÇAM POR ELE, É UMA DICA DE QUE ELAS SÃO EMOCIONALMENTE IMPORTANTES PARA ELE (ELA). ATRAVÉS DE “FORMAS DE SERVIR” VOCÊ LHE COMUNICA AMOR DE FORMA SIGNIFICATIVA. QUANDO VOCÊ O AJUDA COM UM PROJETO DE CIÊNCIAS, ISSO SIGNIFICA MAIS DO QUE UMA BOA NOTA. O SIGNIFICADO É “MEU PAI (MINHA MÃE) ME AMA”.
6.5.TOQUE FÍSICO. PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE BEBÊS QUE RECEBEM BASTANTE COLO DESENVOLVEM-SE EMOCIONALMENTE MELHOR DO QUE OS QUE NÃO TÊM ESTE PRIVILÉGIO.
NORMALMENTE, OS PAIS E OS OUTROS ADULTOS SEGURAM O BEBÊ, APERTAMNO, BEIJAM-NO, AFOFAM-NO E DIZEM-LHE PALAVRAS CARINHOSAS. MUITO ANTES DE ENTENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR, ELE JÁ SE SENTE AMADO. ABRAÇOS, BEIJOS, CAFUNÉS, ANDAR DE MÃOS DADAS, SÃO FORMAS DE COMUNICAR AMOR A UMA CRIANÇA. O ABRAÇAR E BEIJAR UM ADOLESCENTE JÁ É DIFERENTE DO ABRAÇAR E BEIJAR UMA CRIANÇA. ELE NÃO GOSTARÁ DISSO SE VOCÊ TOMAR ESTA INICIATIVA NA FRENTE DE SEUS AMIGOS, MAS NÃO SIGNIFICA QUE NÃO QUEIRA RECEBER AFAGOS, ESPECIALMENTE SE O “TOQUE FÍSICO” FOR SUA PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR.
CONCLUSÃO
ABRAÃO MOLES DISSE: “A EFICÁCIA MÁXIMA DA COMUNICAÇÃO NÃO É ALCANÇADA SENÃO QUANDO A MENSAGEM É COMPREENDIDA PELO RECEPTOR”. ESTE DEVE SER O PROPÓSITO DE TODA FAMÍLIA CRISTÃ EM TODA SUA FORMA DE EXPRESSAR A SUA COMUNICAÇÃO QUE AS PARTES SEJAM COMPREENDIDAS PLENAMENTE. SEJAM NA RELAÇÃO ENTRE MARIDO E MULHER, NA RELAÇÃO COM OS FILHOS E TODA A FAMÍLIA EM GERAL. QUE O SENHOR JESUS O CRIADOR DA COMUNICAÇÃO NOS ILUMINE PARA QUE NOSSA FAMÍLIA POSSA CRESCER NA COMUNICAÇÃO. AMÉM!
QUE TRAZ IMPRESSÃO DE SEGURANÇA. A PESSOA USA EXPRESSÕES
COMO “BOM DIA”, “COMO VAI VOCÊ?”, “GOSTOU DO JOGO DE
DOMINGO?”, “SERÁ QUE VAI CHOVER HOJE?”, PERMANECENDO SEGURA ATRÁS DA SUA MÁSCARA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, HÁ MUITOS
RELACIONAMENTOS FAMILIARES EM QUE OS MEMBROS ESTÃO SE COMUNICANDO APENAS NESTE NÍVEL. CERTAMENTE QUANDO DEUS
CRIOU O HOMEM E A MULHER PARA SEREM COMPANHEIROS, CONCEBEU UMA IDÉIA DE PROFUNDA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DOIS E
NÃO DE CONVERSA SUPERFICIAL.
4.2.NÍVEL TRÊS — NESTE NÍVEL O CASAL ESTÁ SATISFEITO EM SIMPLESMENTE RELATAR FATOS SOBRE OS OUTROS; REPORTAR O QUE OUTRAS PESSOAS DISSERAM. NÃO É FEITO NENHUM COMENTÁRIO SUBSTANCIAL SOBRE OS FATOS. O INDIVÍDUO NÃO SAI DA CASCA PARA DAR-SE A CONHECER SOBRE O QUE PENSA E SENTE. A COMUNICAÇÃO É MUITO LIMITADA. NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SUCESSO EM UM CASAMENTO ONDE UM NÃO SE ABRE PARA O OUTRO.
4.3.NÍVEL DOIS — AQUI O INDIVÍDUO COMEÇA A RELATAR SUAS
IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTE É O INÍCIO DE UMA COMUNICAÇÃO
REAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A CORRER O RISCO DE EXPOR SUAS
IDÉIAS E SOLUÇÕES PRÓPRIAS. SE VOCÊ ESTÁ SE COMUNICANDO A ESTE NÍVEL, HÁ ESPERANÇA DE PODER APROFUNDAR SUA INTIMIDADE
AINDA MAIS.
4.4.NÍVEL UM — É UMA COMUNICAÇÃO TOTAL. A PESSOA ESTÁ DISPOSTA A COMPARTILHAR SEUS SENTIMENTOS, IDÉIAS E PENSAMENTOS. ESTA COMUNICAÇÃO ESTÁ BASEADA NA HONESTIDADE E NA
ABERTURA COMPLETA. E DIFÍCIL ATINGIR TAL NÍVEL ENTRE MARIDO E
ESPOSA PORQUE AMBOS CORREM O RISCO DE SEREM REJEITADOS OU
CRITICADOS. É AMEAÇADOR COMPARTILHAR TODO O SEU ÍNTIMO
COM A ESPOSA OU MARIDO. ENTRETANTO, SE VOCÊ QUER TER UM CASAMENTO REALIZADO, ISSO É VITAL.
5.ESCOLHA O TEMPO CERTO PARA SE COMUNICAR. O APÓSTOLO
PAULO SUGERE ESTA IDÉIA QUANDO ELE FALA: “IRAI-VOS, E NÃO PEQUEIS; NÃO SE PONHA O SOL SOBRE A VOSSA IRA” (EFÉSIOS 4:26).
CREIO QUE PAULO ESTÁ SIMPLESMENTE DIZENDO: NÃO DEIXE A
IRA SE AMONTOAR DIA APÓS DIA, SEM ACERTAR CONTAS. ELE ESTÁ
SUGERINDO QUE É POSSÍVEL DISCUTIRMOS; MAS QUE NÃO DEVEMOS
DORMIR SEM TER RESOLVIDO O NOSSO MAL ENTENDIDO OU ALGUMA
DISCÓRDIA QUE NOS DEIXE MAGOADOS.
CINCO SUGESTÕES QUE FUNCIONAM NA ESCOLHA DO TEMPO
CERTO:
5.1.RESOLVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. É MELHOR NÃO TENTAR RESOLVER PROBLEMAS OU FAZER DECISÕES DEPOIS DAS DEZ HORAS DA NOITE. A NOSSA TENDÊNCIA, QUANDO ESTAMOS FISICAMENTE CANSADOS, É REAGIR NEGATIVAMENTE A QUALQUER DISCUSSÃO. POR OUTRO LADO, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, PROCURAR ACERTAR QUALQUER DESENTENDIMENTO QUE HOUVE NAQUELE DIA.
5.2.NÃO BRIGUE OU DISCUTA EM FRENTE DOS SEUS FILHOS. SE HÁ
UMA COISA QUE CRIA INSEGURANÇA E MEDO NO CORAÇÃO DA CRIANÇA, É TER QUE OUVIR E ASSISTIR UMA BRIGA ENTRE SEUS PAIS.
5.3.NÃO BRIGUE EM PÚBLICO. DISCUSSÕES FAMILIARES DEVEM
SER RESOLVIDAS SOMENTE ENTRE A FAMÍLIA. COMO É FÁCIL MACHUCAR SEU CÔNJUGE USANDO CINISMO, INDIRETAS OU PALAVRAS ÁSPERAS. O PIOR DE TUDO É PROCEDER DESTA MANEIRA PUBLICAMENTE.
5.4.NÃO PROCURE RESOLVER PROBLEMAS OU TRATAR DE ASSUNTOS
SÉRIOS QUANDO UM DOS DOIS ESTÁ ENVOLVIDO EM ALGUMA ATIVI-
DADE. ESPOSA, POR FAVOR, NÃO PROCURE TRATAR DE ASSUNTOS DURANTE UM JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO. MARIDO, QUANDO SUA ESPOSA ESTÁ ENFRENTANDO UMA PIA CHEIA DE
LOUÇA SUJA, DEPOIS DE TER TRABALHADO O DIA INTEIRO, ESTA NÃO É
UMA BOA HORA PARA TRATAR DE ASSUNTOS COMPLICADOS OU DELICADOS.
5.5.MARQUE, COM SUA/SEU ESPOSA/MARIDO, UMA HORA ESPECÍFICA PARA CONVERSAR E SEJA FIEL ÀQUELE COMPROMISSO. SÁBIOS
SÃO OS MARIDOS E ESPOSAS QUE SABEM DISCERNIR QUAL A MELHOR
OCASIÃO E SABEM ESPERAR POR AQUELA HORA PARA CONVERSAR.
6. APLICANDO O CONCEITO DAS LINGUAGENS DO AMOR AOS FILHOS?
DR. ROSS CAMPBELL, O PSIQUIATRA QUE FALOU PELA PRIMEIRA VEZ DO “TANQUE DO AMOR” EMOCIONAL, DIZ QUE DURANTE OS MUITOS ANOS EM QUE TRATOU DE ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM COMPORTAMENTOS SEXUAIS
IRREGULARES, HAVIA ENTRE ELES ALGO CUJA CARÊNCIA AFETIVA DEVERIA TER SIDO SUPRIDA PELOS PAIS. SUA OPINIÃO ERA QUE PRATICAMENTE TODA CONDUTA SEXUAL IRREGULAR EM ADOLESCENTES TINHA SUA RAIZ EM UM “TANQUE” DO AMOR EMOCIONAL VAZIO.
OLHEMOS PARA AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, NO PROPÓSITO DE COMPREENDERMOS OS FILHOS:
6.1.PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO. NORMALMENTE OS PAIS DIZEM “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” A SEUS FILHOS QUANDO ELES AINDA SÃO PEQUENOS. MESMO ANTES QUE ENTENDAM A LINGUAGEM VERBAL, JÁ LHES DIZEM COISAS COMO: “QUE NARIZINHO LINDO! QUE OLHINHOS MAIS BRILHANTES! QUE CABELO MAIS MACIO”, ETC.
POR QUE, QUANDO OS FILHOS FICAM MAIS VELHOS, NOSSAS “PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO” TORNAM-SE DE CONDENAÇÃO? QUANDO UM DELES TEM SETE ANOS, ENTRAMOS EM SEU QUARTO E DIZEMO-LHE QUE GUARDE OS BRINQUEDOS NA CAIXA. DIGAMOS QUE HAJA DOZE OBJETOS PELO CHÃO. VOLTAMOS AO QUARTO EM CINCO MINUTOS E SOMENTE SETE ESTÃO NA CAIXA. O QUE ENTÃO FALAMOS A ELE?
“EU LHE DISSE PARA GUARDAR ESSES BRINQUEDOS! SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO AGORA, EU VOU…”
“VENHA CÁ… E OS SETE BRINQUEDOS QUE JÁ ESTAVAM GUARDADOS?!”
POR QUE NÃO DIZEMOS:
“MUITO BEM, JOHNNY, VOCÊ COLOCOU SETE BRINQUEDOS NA CAIXA. MUITO BEM!”
PRECISAMOS USAR AS PALAVRAS CERTAS PARA PROMOVER A EDIFICAÇÃO DOS FILHOS.
6.2.QUALIDADE DE TEMPO. “QUALIDADE DE TEMPO” SIGNIFICA DEDICAR AOS FILHOS ATENÇÃO TOTAL.
PARA UMA CRIANÇA PEQUENA, A FORMA DE FALAR ESSA LINGUAGEM É SENTARSE AO CHÃO COM ELA E ROLAR UMA BOLA PARA LÁ E PARA CÁ. ESTAMOS FALANDO DE BRINCAR COM CARRINHOS OU BONECAS, DE ENTRAR EM SUA CAIXA DE AREIA E AJUDÁ-LA A CONSTRUIR UM CASTELO; DEVEMOS, PORTANTO, PENETRAR EM SEU MUNDO, FAZER AS COISAS COM ELA. TALVEZ VOCÊ, COMO ADULTO, VIVA EM UM MUNDO COMPUTADORIZADO, MAS SEU FILHO ESTÁ NO MUNDO DA FANTASIA. VOCÊ PRECISA DESCER AO NÍVEL DE UMA CRIANÇA, SE QUISER CONDUZI-LA AO MUNDO ADULTO.
6.3.RECEBER PRESENTES. HÁ MUITOS PAIS E AVÓS QUE FALAM EXCESSIVAMENTE A LINGUAGEM DOS PRESENTES. DE FATO, QUANDO VISITAMOS UMA LOJA DE BRINQUEDOS CONCLUÍMOS QUE MUITOS ACHAM QUE DAR PRESENTES É A ÚNICA LINGUAGEM DO AMOR. SE ELES TÊM DINHEIRO, A TENDÊNCIA É COMPRAR BRINQUEDOS EM EXCESSO PARA OS FILHOS. HÁ ALGUNS QUE ACHAM QUE, REALMENTE, AQUELA É A MELHOR FORMA DE DEMONSTRAR-SE AMOR POR UMA CRIANÇA. ALGUNS PAIS TENTAM FAZER POR SEUS FILHOS O QUE SEUS PAIS NÃO PUDERAM REALIZAR POR ELES. COMPRAM PARA ELES COISAS QUE DESEJARAM TER QUANDO CRIANÇAS, MAS NUNCA GANHARAM. MAS, A MENOS QUE “RECEBER PRESENTES” SEJA REALMENTE A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DE SEU FILHO, OS PRESENTES TERÃO POUCO SIGNIFICADO EMOCIONAL PARA ELE. OS PAIS PODEM ATÉ TER BOAS INTENÇÕES, MAS NEM SEMPRE É ATRAVÉS DE UM PRESENTE QUE SE SUPRE A NECESSIDADE EMOCIONAL DE UM FILHO.
6.4.FORMAS DE SERVIR. QUANDO OS FILHOS SÃO PEQUENOS, OS PAIS CONTINUAMENTE UTILIZAMSE DE “FORMAS DE SERVIR” PARA SE RELACIONAR COM ELES. SE NÃO O FIZEREM, AS CRIANÇAS ÀS VEZES ADOECEM. TOMAR BANHO, SER ALIMENTADO E VESTIDO, TUDO ISSO REQUER UM BOM TEMPO DE TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DA VIDA DE UM BEBÊ. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO COZINHAR, LAVAR E PASSAR. DEPOIS CHEGA A ÉPOCA DAS LANCHEIRAS, DOS ÔNIBUS ESCOLARES E DA AJUDA NAS LIÇÕES DE CASA. TAIS COISAS NÃO SÃO MUITO VALORIZADAS POR ALGUMAS CRIANÇAS, MAS PARA OUTRAS COMUNICAM AMOR.
OBSERVE SEUS FILHOS. NOTE COMO ELES DEMONSTRAM AMOR POR OUTRAS PESSOAS. ISSO É UMA BOA DICA PARA SE DESCOBRIR A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DELES.
SE O SEU FILHO COSTUMA DEMONSTRAR APRECIAÇÃO POR PEQUENAS COISAS QUE SE FAÇAM POR ELE, É UMA DICA DE QUE ELAS SÃO EMOCIONALMENTE IMPORTANTES PARA ELE (ELA). ATRAVÉS DE “FORMAS DE SERVIR” VOCÊ LHE COMUNICA AMOR DE FORMA SIGNIFICATIVA. QUANDO VOCÊ O AJUDA COM UM PROJETO DE CIÊNCIAS, ISSO SIGNIFICA MAIS DO QUE UMA BOA NOTA. O SIGNIFICADO É “MEU PAI (MINHA MÃE) ME AMA”.
6.5.TOQUE FÍSICO. PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE BEBÊS QUE RECEBEM BASTANTE COLO DESENVOLVEM-SE EMOCIONALMENTE MELHOR DO QUE OS QUE NÃO TÊM ESTE PRIVILÉGIO.
NORMALMENTE, OS PAIS E OS OUTROS ADULTOS SEGURAM O BEBÊ, APERTAMNO, BEIJAM-NO, AFOFAM-NO E DIZEM-LHE PALAVRAS CARINHOSAS. MUITO ANTES DE ENTENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR, ELE JÁ SE SENTE AMADO. ABRAÇOS, BEIJOS, CAFUNÉS, ANDAR DE MÃOS DADAS, SÃO FORMAS DE COMUNICAR AMOR A UMA CRIANÇA. O ABRAÇAR E BEIJAR UM ADOLESCENTE JÁ É DIFERENTE DO ABRAÇAR E BEIJAR UMA CRIANÇA. ELE NÃO GOSTARÁ DISSO SE VOCÊ TOMAR ESTA INICIATIVA NA FRENTE DE SEUS AMIGOS, MAS NÃO SIGNIFICA QUE NÃO QUEIRA RECEBER AFAGOS, ESPECIALMENTE SE O “TOQUE FÍSICO” FOR SUA PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR.
CONCLUSÃO
ABRAÃO MOLES DISSE: “A EFICÁCIA MÁXIMA DA COMUNICAÇÃO NÃO É ALCANÇADA SENÃO QUANDO A MENSAGEM É COMPREENDIDA PELO RECEPTOR”. ESTE DEVE SER O PROPÓSITO DE TODA FAMÍLIA CRISTÃ EM TODA SUA FORMA DE EXPRESSAR A SUA COMUNICAÇÃO QUE AS PARTES SEJAM COMPREENDIDAS PLENAMENTE. SEJAM NA RELAÇÃO ENTRE MARIDO E MULHER, NA RELAÇÃO COM OS FILHOS E TODA A FAMÍLIA EM GERAL. QUE O SENHOR JESUS O CRIADOR DA COMUNICAÇÃO NOS ILUMINE PARA QUE NOSSA FAMÍLIA POSSA CRESCER NA COMUNICAÇÃO. AMÉM!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A BÍBLIA SAGRADA. EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA.
ANTES DE DIZER SIM. JAIME KEMP. EDITORA MUNDO CRISTÃ
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR. GARY CHAPMAN. EDITORA MUNDO CRISTÃO
POR QUE AS MULHERES FAZEM AMOR E OS HOMENS FAZEM SEXO? ALLAM E BARBARA PEASE. EDITORA SEXTANTE
DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA. RAUL MESQUITA E FERNANDA DUARTE. PLÁTANO EDITORA, S.A.
A BÍBLIA SAGRADA. EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA.
ANTES DE DIZER SIM. JAIME KEMP. EDITORA MUNDO CRISTÃ
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR. GARY CHAPMAN. EDITORA MUNDO CRISTÃO
POR QUE AS MULHERES FAZEM AMOR E OS HOMENS FAZEM SEXO? ALLAM E BARBARA PEASE. EDITORA SEXTANTE
DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA. RAUL MESQUITA E FERNANDA DUARTE. PLÁTANO EDITORA, S.A.
Reflexão: Tempo para os filhos – Uma mensagem aos pais
Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o Sr. Ganha por hora?
O pai, num gesto severo, respondeu:
- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste:
- Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
- Três reais por hora
- Então, papai, o Sr. poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!
Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
- Filho, está dormindo?
- Não papai! (respondeu o sonolento garoto)
- Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.
- Muito obrigado, papai! (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama).
Agora já completei, Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?
“Será que estamos dedicando tempo suficiente aos nosso filhos?”
Piercing II
Os jovens da igreja de hoje estão se deixando influenciar pelo modismo do mundo. Alguns dizem que é necessário para evangelizar as pessoas, outros dizem que a igreja precisa mostrar que não é radical e ainda escutamos diversos absurdos.
Esse texto traz como tema principal o Piercing. Esta indumentária para o corpo surgiu na Índia há bastante tempo. Sua função é trazer mais um adorno, uma diferenciação, uma certa forma de beleza estética. Mas para quê fazer isso?
Todos os Piercings indianos são dedicados a deuses e/ou ídolos regionais e territoriais. A partir do momento que você coloca um Piercing em seu corpo você está sujeito a uma atuação demoníaca, mesmo que você não queira ou não saiba que isso vai acontecer. O diabo não está nem um pouco interessado em saber qual é a sua intenção, ele não quer saber se você sabe ou não o significado do que você está fazendo; ele apenas usa suas artimanhas para se apoderar da sua vida.
Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação, segundo estudos feitos por pastores (não foi citada uma fonte segura quanto a origem desses argumentos, mas há uma grande correlação com as partes do corpo na quais eles são colocados e seu reflexo no mundo espiritual, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados “chacras energéticos”).
Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação, segundo estudos feitos por pastores (não foi citada uma fonte segura quanto a origem desses argumentos, mas há uma grande correlação com as partes do corpo na quais eles são colocados e seu reflexo no mundo espiritual, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados “chacras energéticos”).
Nariz: O Piercing colocado no nariz significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.
Sobrancelhas: O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.
Sobrancelhas: O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.
Orelhas: O Piercing nas orelhas, muito comum, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e sistema parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.
Umbigo: Um dos piercings que estão mais na “moda” é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.
Lábios: O Piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.
Órgãos Genitais: O Piercing nos órgãos genitais traz como significação principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma atuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizam.
Bem, significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. Pois está escrito que “Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne”. (Levíticos 21:5.) E também: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” (Levíticos 19:28.)
Na atualidade, as pessoas que usam esse tipo de indumentária, são tidas como rebeldes, marginalizadas da sociedade, exibicionistas, enfim não recebem muito crédito e muitas vezes são descriminadas. Portanto, como nós cristãos devemos nos apresentar? Como pessoas estranhas, rudes, descriminadas ou como filhos do Senhor agradáveis em todos os aspectos inclusive o visual? Não para Deus, pois Ele vê nosso coração, mas devemos lembrar que as pessoas não têm essa capacidade!
Está escrito claramente na Palavra do Senhor que qualquer tipo de marca ou laceração (que não seja feita com um direcionamento do Senhor) na pele, não O agrada. Portanto,como piercings e tatoo são marcas ou lacerações, podemos concluir que não agradam ao Pai. Um dos motivos dele ser colocado: preencher a falta de algum vazio dessa pessoa, que precisa de um “chamativo” para ser vista pela sociedade, quando na verdade o que ela precisa mesmo é de buscar mais de Deus em alguma área da sua vida para preencher esse vazio.
Agora que já sabe que alterações no santuário do Espírito Santo não agradam ao Senhor, você pode optar por ser abençoado(a) e abundar na graça e na unção do Pai. O Senhor é um Deus de amor e quer sempre o melhor para Seus filhos e nunca vai querer que nenhum de nós se perca por causa as armadilhas de satanás. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus!!!
Fonte de Pesquisa: www melodia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário